Projeto Os Cantos do Brasil

O Projeto oferece, por meio de oficinas culturais, a oportunidade de crianças e adolescentes conhecerem e vivenciarem a pluralidade cultural brasileira, enaltecendo as particularidades de cada região do país, através das artes da música, circo, teatro, dança e artes visuais. 

Período de execução: Janeiro a Dezembro de 2023

Fonte Financiadora: PROAC ICMS, com patrocínio das empresas Maxion Wheels e Hanna Tools.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Centro de Promoção Social Municipal

O Aldeia Movimento Pró Cultura realiza o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no âmbito da Proteção Social Básica, com atendimentos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e, indiretamente, suas famílias. São oferecidas oficinas socioculturais como ferramenta para resgate social, e a equipe psicossocial e pedagógica realiza o trabalho junto ao público, e também, de forma integrada com a rede socioassistencial. 

Período de execução: contínuo

Fonte financiadora: Centro de Promoção Social Municipal – CEPROSOM e contrapartida da instituição.

Projeto Cultura de Paz

O Projeto Cultura de Paz, desde 2015, vem atuando na comunidade do Parque Residencial Belinha Ometto, oferecendo o acesso à cultura e ao esporte para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

Além disto, conta com acompanhamento pedagógico e psicossocial aos atendidos, bem como, orientações e atendimentos às famílias.

Desde seu início, é realizado nas dependências da escola municipal Governador Mário Covas e vem fortalecendo as parcerias com a comunidade, visando assim, resultados positivos na execução das ações.

Período de execução: Março de 2023 a Março de 2024

Fonte Financiadora: Instituto João e Belinha Ometto

Projeto Intercâmbio Social

O Projeto Intercâmbio Social oferece oficinas aos sábados para adolescentes a partir dos 12 (doze) anos, com temáticas voltadas para as oportunidades de futuro, utilizando ferramentas lúdicas, tais como vivências, visitas técnicas em empresas e instituições, orientações acerca do ingresso em cursos técnicos/superiores, bem como, sobre o mundo do trabalho, tendo ainda a participação de profissionais convidados, com base na demonstração de interesse em relação às áreas de atuação.

Período de execução: Janeiro a Dezembro de 2023

Fonte financiadora: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, com patrocínio das empresas Maxion Wheels e CI&T.

Projeto Polos Integrados

A proposta oferece oficinas de circo, graffiti e escrita para alunos estudantes de escolas públicas da cidade de Limeira, realizando atividades complementares às ações da escola regular e que estimulam e despertam os participantes em suas potencialidades, visando a sua ampliação da aprendizagem e a formação cidadã. Também são realizadas ações de integração entre as escolas parceiras na execução do projeto, visando a socialização e o convívio entre os participantes, e ainda, favorecendo a prática da reflexão acerca de temáticas sociais.

Período de execução: Janeiro a Dezembro de 2023

Fonte financiadora: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA.